Podcast #31: Rodrigo Constantino – economia e política no Brasil

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Rodrigo Constantino, chairman do Instituto Liberal, autor de vários livros famosos e comentarista no programa 3 em 1 na Jovem Pan.

Rodrigo começa falando sobre os efeitos econômicos do isolamento e distanciamento social causados pela pandemia do coronavírus no mundo.

Em seguida, ele que já trabalhou com o atual ministro da economia Paulo Guedes, nos conta sobre o backgroundintelectual do ministro e comenta sobre os efeitos da pandemia no Brasil e da enorme oportunidade que o país tem no momento de fazer o dever de casa e se sair bem.

Constantino expõe sua visão sobre a situação econômica do país e sobre a relação entre Paulo Guedes e Bolsonaro. Nesse contexto, ele avalia as possibilidades de haver um desmantelamento de parte da equipe econômica do governo, tendo em vista fatores como a situação histórica do Brasil, a política do Centrão e o corporativismo brasileiro.

Em referência a um episódio recente, Rodrigo explica a situação da saída do ex-ministro Moro do governo, suas razões (ou falta delas) e implicações políticas para ele e o presidente.

Constantino traz sua opinião sobre a atual situação chinesa com relação a Hong Kong e Taiwan, e como o mundo está lidando com isso. O sistema vigorante até pouco tempo era o de 1 país, 2 sistemas, e a democracia sempre foi um ponto importante em Hong Kong.

Como economista, Rodrigo discute sobre a recente desvalorização da moeda brasileira, o real, e suas consequências disso para o país.

Rodrigo, como libertário que é, dá sua opinião sobre o bitcoin, a principal criptomoeda do mundo. Aliás, esse foi um ponto interessante e controverso da discussão.

Por fim, Constantino comenta sobre um de seus livros, intitulado “Brasileiro é otário?”, explicando por que o tão famoso jeitinho brasileiro é, na verdade, uma draga para o desenvolvimento do país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *