Resultado Trimestral

Tivemos mais um bom trimestre, com nosso fundo multimercado subindo 4,8% no período – ou, como alguns preferem, com uma rentabilidade de 171% do CDI.

Na nossa opinião, a tão falada crise ainda nem começou. Ainda veremos muitas demissões e perda do poder de compra da população, o que poderá trazer ainda mais volatilidade aos mercados. Não achamos que está na hora de investir e que uma janela melhor para fazê-lo ainda não se abriu.

Cautela nesse momento é essencial. Nossa função esse ano é preservar o patrimônio. Acreditamos que quem adotar a estratégia de tentar adivinhar as altas e baixas pode estar suscetível a uma brusca variação no seu patrimônio, ou, como dizemos, é o equivalente a catar moedinhas à frente de um trator – se tudo der certo, se ganha algumas moedas, o que não fará diferença substancial no poder de compra. No entanto, se algo der errado, as consequências serão desastrosas. A relação risco x retorno simplesmente não compensa.

O mercado mundial apresenta uma volatilidade notável: 22 cortes de juros pelos Bancos Centrais esse ano (o
Brasil é uma exceção); a Suíça acabou com o “peg” do euro, fazendo com que uma moeda extremamente estável oscilasse quase 30% em um dia (não vemos isso nem em países emergentes, quanto mais na Suíça) para fechar o trimestre apenas 2,2% acima do dólar. Alguns países da Europa já têm taxas de juros negativas e há uma enorme bolha na China e acreditamos que seu crescimento não seja nem perto dos 7%, nos quais o mercado acredita (o que leva alguns a especular que virá um QE chinês). O mercado dos EUA também vive uma bolha espetacular, fomentada pela baixa taxa de juros e sucessivos QEs. É iminente, ainda,  a possibilidade de guerra na Ucrânia e no Iêmen, foram vários os ataques do Estado Islâmico, e houve o início do tão esperado QE Europeu – que já derrubou o euro ao menor
nível em anos. Além disso, não há crescimento no Japão (apesar do QE japonês) e os preços do petróleo despencaram etc.

Continuamos investindo em ouro e em metais preciosos e recomendamos aos nossos clientes que façam o mesmo. É importante ter uma pequena parte do patrimônio em metais preciosos, já que eles representam uma proteção contra a insanidade dos Bancos Centrais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *