Cameco e a suspensão de McArthur River

A Cameco, maior mineradora de urânio listada em bolsa (pelo menos por enquanto), anunciou ontem que está suspendendo por tempo indeterminado a produção de sua maior mina, McArthur River, devido aos baixos preços do metal.

Sinto muito pelos mais de 500 empregos diretos que serão perdidos nessa decisão, mas a empresa tem a obrigação de olhar para o todo e salvar os outros milhares de empregos que ela criou e mantém.

A decisão não foi novidade para os leitores desse blog. Já havia mencionado aqui que as chances da mina continuar aberta era muito baixa, apesar dos fortes sindicatos canadenses e da importância da Cameco para o setor.

McArthur River, como já mencionei, é responsável por cerca de 13% de todo o urânio produzido no mundo. Isso é o equivalente a Arábia Saudita, que também produz cerca de 13% do petróleo mundial, anunciar que não produzirá mais nem um barril. O impacto seria brutal.

O bull market que está se formando agora no setor vai ser, na minha opinião, um dos maiores já vistos. Isso, porque a base dele está sendo a destruição da capacidade de fornecimento das mineradoras, não o aumento de demanda.

Esse efeito é pernicioso, porque para retomar a operação das minas, as mineradoras precisarão de preços muito mais altos e sustentáveis. E onde vão encontrar trabalhadores com conhecimento do setor, se não há investimentos? Além do mais, uma mina não é aberta (ou reaberta) em questão de semanas. Estamos falando de anos e de um custo enorme. Até esse problema ser sanado, anos passarão e os preços subirão brutalmente.

Esse ano, até o momento, só para citar alguns, já tivemos a suspensão de algumas minas grandes, redução na produção de urânio pelo Cazaquistão (maior produtor mundial), anúncio da suspensão da venda de urânio por meio do sistema de barter nos EUA a partir de 2019 e atrasos em vários projetos que já deveriam ter começado.

Mais uma vez as empresas de geração de energia estão deixando passar uma grande oportunidade de garantir o fornecimento de uma matéria-prima essencial para seu funcionamento a preços de liquidação. Mais três anos nessa situação e vamos ter um grande problema de fornecimento no mundo, o que pode empurrar o preço para a estratosfera.

Com o risco de parecer repetitivo, a hora de se posicionar é agora, comprando ativos de primeira linha por quase nada. Dificilmente investir se torna melhor do que isso.

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Austrália
North Sydney, NSW
Tratamento de dados - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.