Mais um processo, agora da SEC

Na minha entrevista ao Infomoney em junho, mencionei que suspeitava que a Tesla e o seu extravagante CEO, Elon Musk, estavam sob investigação da SEC, a CVM norte-americana.

Na época, minha teoria era de que a empresa necessitava de recursos, mas não estava fazendo nenhuma emissão de ações ou bonds, o que me parecia estranho. A explicação plausível que encontrei era a de que a empresa estava sob investigação e que, por isso, não poderia levantar recursos no mercado público (poderia no privado, mas seriam ações restritas, o que significaria risco demais aos investidores).

Pois bem, passaram-se apenas 3 meses e lá está o anúncio da SEC sobre o processo contra Elon Musk. Esse primeiro diz respeito ao famigerado tweet em que ele declara a intenção de fechar o capital da Tesla a US$420, havendo até recursos para tal assegurados. Ainda podem haver outros processos, na minha opinião.

Musk tem sido bem displicente com a verdade há bastante tempo, levando investidores a acreditarem em promessas nunca cumpridas. Vou mencionar apenas algumas para relembrar os leitores. Em 2012, disse que a Tesla nunca mais precisaria levantar capital – desde então, já foram pelo menos 7 emissões de dívida ou ações e cerca de US$10 bilhões captados. Em 2009, disse que a Tesla seria lucrativa – a empresa nunca deu lucro. Em 2016, a afirmação era de que a Tesla produziria 200 mil Model 3 em 2017 – produziu apenas 4 mil. Há pouco tempo, assegurou que a Tesla produziria 5 mil Model 3 por semana e esse era o número mágico, a partir do qual a empresa se tornaria lucrativa (para julgar a veracidade disso, teremos que aguardar mais um pouco, mas eu já vou dar um spoiler aqui e dizer que também não será verdade).

Mas eu já falei várias vezes, Tesla não é uma empresa de tecnologia ou uma fabricante de carros. Tesla é uma empresa que vende hype. É sempre sobre a próxima “novidade revolucionária”, seja uma fábrica na China ou Europa, Model 3, Model Y, roadster, truck, etc.

Existem vários outros exemplos de mentiras que Musk contou ao longo dos anos, mas a maior de todas, pela qual ele já está sendo processado (são 7 processos até hoje e mais poderão aparecer), é sobre a incorporação da Solar City pela Tesla. Na época, ele falou sobre as famosas sinergias, mas eu vejo somente duas: a imensa capacidade das duas empresas de consumir caixa e nunca dar lucro!

Grandes investidores estão começando a abandonar o barco (o surpreendente é terem ficado até agora) e as ações já mostram uma queda acentuada.

Um processo da SEC nunca é coisa boa e pode levar a empresa à bancarrota. Estou acompanhando o caso de perto e postarei notícias no Twitter assim que forem aparecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *