L2 Capital Podcast #04: Bate-papo com Martin North – mercado de imóveis na Austrália

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Neste episódio, Marcelo conversa com Martin North, da Digital Finance Analytics, empresa australiana focada no mercado de imóveis que presta serviços de research customizados e consultoria os em finanças.

 

Primeiro, Martin explica como sua empresa, a DFA, conduz o trabalho de pesquisa e consultoria, seguindo uma filosofia própria, prezando por enxergar por diferentes perspectivas, com elevada riqueza de detalhes.

 

Na sequência, North fala sobre a trajetória de queda dos preços dos imóveis na Austrália em 2018, que ele já havia antecipado, após vários anos de valorização expressiva no mercado imobiliário de lá. Na sua fala, ele explica o porquê dos preços terem subido de forma tão robusta nas últimas décadas e fundamenta seu ponto de vista para o futuro próximo.

 

Questionado sobre a expansão de crédito e a concessão de empréstimos imobiliários, Martin apresenta números recentes e tendências do mercado e destaca a forte influência dos investidores, inclusive estrangeiros, nesse setor do país. Ele ainda esclarece como o aumento dos preços das propriedades levaram a uma mudança no endividamento e na composição do orçamento das famílias e as consequências disso para a economia como um todo.

 

Martin, quando indagado sobre o relatório divulgado pelo Banking Royal Commission em 4 de fevereiro, destaca os principais pontos do documento e analisa os problemas com o sistema bancário e o endividamento no país e como eles constituem um potencial problema para a economia nacional. Ele ainda compara a situação na Austrália com a Crise Financeira Global de 2007-2008.

 

Marcelo comenta sobre o fato de uma parcela significativa das famílias terem patrimônio líquido negativo e pergunta sobre as próximas decisões do banco central australiano, o Royal Bank of Australia, quanto à taxa de juros e os impactos disso para o setor imobiliário. Martin comenta sobre o que ele acha que será a decisão da autoridade monetária em face da situação econômica e ainda aponta particularidades de diferentes regiões do país e como elas podem ser determinantes fatores na forma como os preços dos imóveis vão se comportar.

 

Um importante e interessante risco é questionado por Marcelo com relação à qualidade e os padrões construtivos adotados no país e Martin, além de explicar o porquê desse risco, reitera seu ponto de vista de que muitas propriedades poderão se transformar futuramente em favelas e destaca a virada de excesso de demanda para excesso de oferta.

 

Há mais riscos para os quais as pessoas não estão prestando atenção? Martin North destaca o forte vínculo da Austrália com a China, os crescentes custos de financiamento e o risco político: as eleições no país podem levar ao fim do negative gearing. Além desses, North acredita existirem muitos outros riscos que o levam a crer que o downside supera, em muito, o upside.

 

Por fim, Martin explica por que a Austrália está caminhando para um período complicado de 5 anos, e por que 2019 provavelmente será o que 2006 foi para os Estados Unidos em relação à crise financeira.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *