L2 Capital Podcast #06: Bate-papo com Alasdair Macleod – Goldmoney

No episódio de hoje, Marcelo Lopez conversou com Alasdair Macleod, que além de ser um investidor muito experiente, é o Head de Research da Goldmoney.

 

Alasdair explica um pouco sobre a atuação da empresa, que atua como custodiante para clientes de todo o mundo que desejam guardar metais preciosos fora do sistema bancário, além de prover interessantes serviços aos seus investidores.

 

Quando questionado sobre o desempenho recente do mercado, marcado por quedas pronunciadas no final de 2018 e uma reação de alta em janeiro de 2019, Macleod tece uma explicação para os eventos e estabelece conexão entre as decisões tomadas pelo Fed, o estágio do ciclo de crédito e o protecionismo econômico, além de dar sua visão do que esperar para esse ano.

 

Ele traça também uma distinção entre ciclo de crédito e ciclo econômico e destaca os fatores que caracterizam o atual ciclo e usa dados recentes para dar sua opinião sobre o estágio em que estamos.

 

Indagado sobre qual deve ser a direção dos juros definidos pelos bancos centrais diante das atuais circunstâncias, Alasdair Macleod dá seu prognóstico para as taxas, bem como suas consequências para economia.

 

Em seguida, ele discute sobre a inflação medida pelos governos mundo afora e chama a atenção para a discrepância entre o que se vê na prática e o que é registrado pelos índices oficiais de preços.

 

Ao ser perguntado pelo Marcelo quanto ao que se pode esperar do desempenho do ouro diante do cenário que se desenha, Alasdair realça a capacidade do metal de preservar o poder aquisitivo de quem o tem em situações de desvalorização da moeda e cita exemplos históricos para comprovar isso.

 

Alasdair Macleod compartilha, então, seu ponto de vista sobre investimentos em ações do setor de ouro, bem como em ETFs, e sobre como eles podem reagir nos cenários de desaceleração global e de valorização da commodity metálica.

 

Na sequência, ele revela sua expectativa para as decisões do Fed daqui em diante e faz um paralelo entre a crise de 1929 e os dias atuais, destacando os fatores atualmente existentes que não têm precedentes, como o elevado endividamento e déficit públicos e a dependência de financiadores estrangeiros, além conjecturar os impactos disso para as dinâmicas das taxas de juros.

 

Alasdair traz também uma elaborada análise, e uma crítica, sobre as mudanças recentes nos EUA, principalmente no que se refere ao posicionamento do eleitorado no espectro político. Sobre o Brexit, ele tece um detalhado comentário sobre o estágio do processo e sobre os impactos que poderiam ser sentidos nos mercados.

 

Para finalizar, respondendo ao pedido de orientação sobre como posicionar o portfólio para lidar com os eventos que ele acredita estarem a caminho, Macleod argumenta sobre o papel em situações análogas do passado, especificamente na Alemanha da década de 1920.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *