L2 Capital Podcast #07: Bate-papo com Marc Faber – Gloom Boom & Doom

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Marc Faber, editor da publicação Gloom Boom & Doom e investidor contrarian conhecido por sugestões ousadas de investimento no passado.

 

Marcelo começa a conversa perguntando sobre o comportamento dos mercados desde dezembro de 2018 até o presente. Marc Faber atribui as quedas de dezembro e a reação vista em 2019 o a uma série de fatores, passando pela postura do Fed, Modern Monetary Theory e pelo fluxo de capitais dos investidores. Ele também traz sua perspectiva para o mercado de ações em 2019 e comenta sobre a possibilidade de um crash.

 

Na sequência, Marc discute sobre a política monetária do Fed e de outros bancos centrais, sobre suas recentes decisões, bolha de ativos, Quantitative Easing (QE) e sua expectativa quanto aos próximos passos do banco central americano. Ele ainda destaca sua percepção quanto ao desempenho das economias europeias, americana, japonesa e chinesa.

 

Marc Faber traz um pouco sobre sua visão acerca da possibilidade de recessão nos EUA e na China, para a qual faz uma análise setorial, destacando setores que poderão sofrer grande contração e outros que poderão até possa por uma expansão.

 

Marc faz, então, uma reflexão sobre os impactos do expansionismo monetário na economia real e sobre a eficácia desse tipo de política como estímulo para o crescimento e cita exemplos do Japão e da Europa.

 

Faber, que acumula quase 50 anos de experiência com investimentos, fala sobre taxa de juros negativos e dá sua opinião sobre o porquê de investidores buscarem ativos com essa característica que ele considera tão inusitada.

 

Ao ser questionado sobre onde encontrar yields no momento, Marc Faber fala sobre os países em que atua na Ásia, em especial sobre o Vietnã. Quanto à sua expectativa no mercado de câmbio, ele menciona algumas moedas de emergentes que ele enxerga como perdendo força contra o dólar no curto-prazo e opina sobre como deve se comportar a moeda americana no longo-prazo.

 

Quando o assunto foi mercado de ações americano versus o de países emergentes, Faber deu sua visão sobre como está a precificação relativa entre os dois e sobre qual a melhor estratégia para lucrar de agora em diante.

 

No tocante a commodities, Marc deu exemplos de alguns tipos que podem ter desempenho comprometido pela conjuntura global da economia e deu sua avaliação quanto a precificação atual da classe de ativo como um todo.

 

Especificamente sobre ouro, Faber fala da sua opinião sobre o metal como forma de investimento, principalmente no contexto atual de elevada liquidez injetada pelos bancos centrais.

 

Finalmente, Marc destacou aqueles que ele acredita serem os principais riscos para o mercado financeiro e preços dos ativos, como a questão da polarização política e a desaceleração da China.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *