L2 Capital Podcast #08: Bate-papo Simon Mikhailovich – Tocqueville Bullion Reserve

No episódio de hoje, Marcelo Lopez conversou com Simon Mikhailovich, co-fundador e gestor da Tocqueville Bullion Reserve, que, segundo ele mesmo descreve, é uma solução global para aqueles que desejam ter ouro e fazer uso de uma infraestrutura completa, com responsabilidade fiduciária e alinhamento de interesses, permitindo a compra diretamente dos refinadores.

 

No começo da conversa, Simon traça uma distinção entre ter ouro como forma de investimento e tê-lo como um porto seguro. Para os dois casos, ele destaca as formas como se posicionar e as características ímpares do metal.

 

Simon e Marcelo conduzem uma interessante discussão sobre o desempenho do preço do ouro desde a máxima em 2011, e ponderam sobre os efeitos da inflação de ativos, a intervenção dos bancos centrais, moedas, confiança e a função de apólice de seguro que o metal desempenha.

 

Simon Mikhailovich faz uma detalhada análise sobre as diferenças entre o sentimento e o comportamento dos norte-americanos, russos e chineses com relação à aquisição de ouro, com uma contextualização histórica e política para cada um.

 

Perguntado se o ouro é a única forma de se proteger e onde guardá-lo, Simon elabora uma minuciosa explicação sobre as fragilidades do sistema financeiro mundial, faz um paralelo com outros ativos reais e salienta aquilo que faz dele inigualável quando se trata de proteção e praticidade.

 

Após Marcelo trazer alguns exemplos recentes de atividades de consolidação entre empresas de mineração dessa commodity, Simon Mikhailovich explica como os preços, a expectativa e a dinâmica de extração de ouro são os catalisadores para as fusões e aquisições que andam acontecendo no setor, além de comentar sobre sua perspectiva nesse quesito.

 

Simon, que tem ampla experiência como investidor em derivativos, obtendo significativo sucesso em movimentos de alta e baixa do mercado, argumenta que os contratos de derivativos representam um grande risco para o sistema e disserta sobre sua visão macroeconômica, passando pelo endividamento global, precificação de ativos financeiros e as possíveis consequências para os mercados.

 

Especificamente sobre o endividamento do governo americano e as ações dos bancos centrais, Mikhailovich avalia a situação atual, as implicações das políticas adotadas, ressalta a importância da questão da confiança e compara o atual cenário com as últimas crises financeiras.

 

Indagado sobre a importância do preço do ouro, Simon Mikhailovich pondera sobre poder aquisitivo, valores nominais e reais, e cita exemplos históricos do preço da commodity em relação a outros ativos para fundamentar sua visão sobre o assunto.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *