L2 Capital Podcast #15: Bate-papo com Vimal Gor – “ilusão de liquidez”

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Vimal Gor, head de renda fixa e de estratégias defensivas do Pendal Group, uma gestora de recursos independente listada na bolsa de valores da Austrália e que tem cerca de US$100 bilhões de dólares sob gestão, sendo metade disso na Austrália e a outra metade na Inglaterra, por meio da subsidiária J O Hambro Capital Management. Vimal e sua equipe são responsáveis por gerir US$20 bilhões, alocados em diferentes classes de ativos.

 

Vimal Gor fala sobre o que ele caracteriza ser “ilusão de liquidez”. Nesse contexto, ele descreve os bolsões de iliquidez em diferentes mercados, os quais ele exemplifica com acontecimentos recentes e explica considerando o ambiente de fortes estímulos monetários iniciados a partir da crise econômica de 2007-2008.

 

Gor traz também sua visão sobre as inversões e achatamentos nas curvas de juros, com uma explicação acerca da dinâmica que rege os movimentos na curva e dá sua opinião sobre a possibilidade de EUA estarem recessão e suas consequências para o mundo.

 

Vimal discorre ainda sobre a possibilidade de os EUA e a Europa estarem seguindo o caminho do Japão, justificando sua posição com base em fatores demográficos que ele observa.

 

Além disso, ele traz suas conclusões do encontro que teve Bill Mitchell, economista proponente da Teoria Monetária Moderna (MMT), e discute sobre a possibilidade da dita teoria ser adotada na realidade e os impactos que isso traria para a economia.

 

Vimal Gor fala também sobre o tamanho do risco de desaceleração global e pondera sobre a importância de se ter ouro e criptomoedas no portfólio.

 

Quando o assunto é Austrália, Vimal comenta sobre as décadas de crescimento ininterrupto, a valorização dos imóveis no país, o nível de endividamento e as perspectivas para o país diante da situação global.

 

Quanto à guerra comercial travada entre os EUA e a China, Gor expõe seu ponto de vista sobre as mudanças que podem advir da disputa e as demais questões geopolíticas em jogo.

 

Vimal discute os problemas pelos quais a Europa está passando, bem como os riscos lá existentes, com destaque para a solvência das instituições bancárias do continente.

 

Como se posicionar em meio a tantos riscos e adversidades? Vimal Gor salienta que cuidados tomar, por quais os ativos ele tem predileção e com quais ele prefere ser mais cauteloso.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *