Podcast #18: Bate-papo com Brandon Munro – Simpósio da WNA

No episódio de hoje, Marcelo López conversou Brandon Munro, CEO da Bannerman Resources, empresa listada na bolsa australiana de valores, a ASX, focada na exploração e desenvolvimento de minas de urânio na Namíbia. Brandon, que já participou dos Podcasts #05 e #14 da L2 Capital, atuou em dois grupos de trabalho da WNA (World Nuclear Association) de 2019, o de Demanda (como Chair) e de Oferta Primária e Oferta Secundária.

 

Munro começa discutindo o impacto que o ataque sofrido pela Arábia Saudita no final de semana pode ter para o mercado energético, principalmente em relação ao urânio e à energia nuclear como alternativas. Ele analisa a situação com considerações de curto e longo prazo, destaca os efeitos potencialmente causados nos investidores e traders de equity e pondera sobre as repercussões que o ocorrido pode ter no Cazaquistão, maior produtor mundial de urânio e também produtor de petróleo, e na moeda local, o Tenge.

 

Brandon, então, comenta sobre a relevância que o Simpósio da WNA realizado nos dias 11 e 12 de setembro em Londres tem para a indústria e também a importância da apresentação do Relatório de Combustível Nuclear (Nuclear Fuel Report). Essa publicação, que é divulgada a cada dois anos e conta com diferentes participantes do setor em sua elaboração, analisa cada aspecto do ciclo do combustível nuclear, desde a exploração de urânio (U3O8), conversão para UF6, enriquecimento, fabricação do combustível e fontes secundárias.

 

O relatório, que traça projeções para o período de 2019 a 2040, traz três cenários, sendo um de referência, um otimista e outro pessimista. Brandon discute sobre o como são as premissas para cada um desses cenários e ressalta que em todos a demanda tende a crescer, podendo chegar a 3,5% ao ano.

 

Além de avaliar a probabilidade do cenário otimista se concretizar, ele ainda comenta sobre iniciativas ligadas a políticas de governo que podem ser ainda mais positivas do que até então estimado, citando, como exemplo, o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)

 

Munro, que frequenta o Simpósio da WNA desde 2010, fala sobre sua percepção sobre o humor e sentimento dos diferentes participantes em contraste com os de edições anteriores. Embora o relatório não discuta aspectos relacionados a preço, as discussões apontaram para um consenso de ambos os lados, compradores e vendedores, de que o preço precisa subir para ajustar à realidade do crescimento da demanda.

 

Brandon ainda comenta sobre o possível resultado do Grupo de Trabalho para o Combustível Nuclear atualmente em andamento nos EUA, o início das atividades de contratação, eventos que podem ser significantes para o setor. Além disso, Brandon comenta sobre a necessidade de compra de pelo menos 10 M de libras de urânio por parte da Cameco e as perspectivas para o preço do metal.

 

Munro traz também algumas novidades sobre a Bannerman Resources, como a listagem das ações da companhia no mercado OTC dos EUA, que será negociada sob o ticker BNNLF.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *