L2 Capital Podcast #03: Bate-papo com Russell Napier – EUA, China e os riscos para mercados emergentes

O podcast L2 Capital é focado em potenciais oportunidades de investimento do mercado e traz a você conversas inteligentes com grandes líderes sobre suas respectivas áreas de expertise.

 

Neste episódio, Marcelo conversa com Russell Napier, cofundador da ERIC (Electronic Research Interchange) e criador do curso “A Practical History of Financial Markets”. Ele também foi considerado o estrategista número 1 nos anos 1990 e escreveu o famoso livro “Anatomy of the Bear”.

 

Após falar sobre a ERIC, que é um website para investidores institucionais comprarem pesquisas de mercado, Russell explica sobre seu recente artigo para o Financial Times intitulado “Cracks are opening in the global monetary system” (Rachaduras estão se abrindo no sistema monetário global), que causou controvérsias por afirmar que a situação econômica atual não é o fim de um ciclo, mas sim algo muito maior.

 

Quando Marcelo pergunta sobre o que vai acontecer, Russsell Napier discorre sobre o sistema monetário global e como os mercados emergentes deveriam prestar atenção no relacionamento entre China e Estados Unidos, não só no que tange à disputa comercial, mas também no que se refere à questão cambial e o impacto que isso poderia ter para o mundo.

 

Durante a conversa, ele também aponta sua visão sobre as transações fora do US Dollar System. De acordo com ele, esta questão é muito mais relacionada com geopolítica que economia. Então, a conversa segue para um outro assunto: deflação. Russell acredita que o mundo está caminhando para a deflação explica o que precisa acontecer para se evitar que ela ocorra, temendo que tenhamos que enfrentar uma situação pior se comparada a 2008. Quando questionado sobre valuations de ativos financeiros, Russell Napier fala sobre o que aconteceu desde 2014 até hoje: os ativos nos Estados Unidos subiram, enquanto as do resto do mundo caíram.

 

Ele também acredita que estamos no começo de um bear market e chama a atenção para as mudanças na dinâmica de oferta e demanda por títulos do governo norte-americano. Então, quais são os riscos para os mercados emergentes? O problema, de acordo com Russell, é que há mercados emergentes com economias vulneráveis. Ele também nos ensina sobre como as mudanças geopolíticas podem ser negativas para muitos países.

 

Outros assuntos discutidos na conversa no podcast são: por que o Japão se mostra como um bom investimento e como as relações entre China e Estados Unidos constituem o maior risco aos mercados. Napier ainda traça uma paralelo entre Risk Parity, popularizado por Ray Dalio and Bridgewater, e Portfolio Insurance.

 

Mesmo não sendo otimista com o cenário, Russell Napier termina a conversa sugerindo alguns investimentos aos ouvintes.

 

Para saber mais sobre a L2 Capital Partners, confira nosso site!

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Acompanhe nosso podcast em todas as plataformas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *