Podcast #23: Harris Kupperman – Oportunidades

No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Harris Kupperman, também conhecido como Kuppy. Harris é o fundador da Pretorium Capital e é famoso por se um gestor de Hedge Fund com ideias de investimento pouco convencionais, sobre as quais escreve no blog Adventures in Capitalism (https://adventuresincapitalism.com/). Ele está sempre em busca de oportunidades de investimento assimétricas em setores pouco acompanhados e até desdenhados pela maioria dos investidores, que acabam tendo um enorme potencial de valorização.

Incialmente, Kuppy discute sobre sua visão da atual situação do mercado e do sistema, a possibilidade de um crash, os fatores envolvidos, a inflação, a atuação dos bancos centrais, além de comentar sobre que ele chama de ações Ponzi.

Nesse contexto, Kupperman fala sobre private equity, a predileção dos investidores institucionais por negócios envolvendo empresas de capital fechado em detrimento das de capital aberto, a percepção dos players em relação à volatilidade e os riscos que estão envolvidos nesse tipo de mercado.

Kuppy argumenta sobre ficar vendido (short) no mercado nas atuais circunstâncias e como ele prefere ficar comprado (long) em alguns ativos como forma de se posicionar para uma virada de mercado. Sob essa ótica, ele apresenta a tese de investimento da segunda maior posição no seu portfólio, com considerações sobre os aspectos micro e macroeconômicos, que mostram sua forma de pensar ao buscar investimentos.

Harris também compara a última crise financeira de 2007-08 com o atual cenário, com considerações e análises sobre as taxas de juros, default e os mercados imobiliário e hipotecários.

Kuppy fala sobre commodities e explica por que ele acredita que é nelas que se encontram as maiores oportunidades de investimento do momento. Nesse ensejo, ele destaca o urânio e suas peculiaridades.

Kupperman, que participou do último bull market de urânio, descreve os fatores que influenciaram o último ciclo de valorização da commodity, além de traçar uma comparação com o atual momento do setor.

Harris explica a tese de investimento envolvendo as empresas de transporte marítimo (shipping), que hoje é a maior posição na sua carteira. Ele ressalta o comportamento cíclico da indústria e os fatores que podem ser fundamentais para uma enorme valorização das empresas do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *