Temos lido vários relatórios de renomados analistas de bancos, corretoras e empresas independentes de investimentos e todos falam com certeza absoluta que o caminho para o dólar esse ano é para cima.
Há relatórios que dizem que o dólar passará dos R$5!
O Relatório Focus dessa semana trouxe a expectativa dos economistas para a moeda norte-americana para o final de 2016: R$4,35.
Estamos vendo a economia dos EUA patinar (para não falar em recessão, que apontamos há pouco), mas as pessoas ainda acreditam que o dólar subirá em relação a todas as moedas do mundo.
Há um ditado muito sábio que diz: quando todas as pessoas vão para um mesmo lado, o barco vira… Esse pode ser um desses momentos.
Não acreditamos em alta nos juros dos EUA esse ano e, como vimos dizendo há tempos, é mais provável uma volta aos juros zero (ou até mesmo a adoção do NIRP – juros negativos) e mais QE. Se o remédio não funcionou, não foi culpa dele, foi da dosagem. Então, que venha mais insanidade!!!
Para quem tem recursos fora do país, uma maneira barata de se aproveitar uma possível meia-volta da política monetária americana seria através de compra de calls de longo-prazo de Euro contra o Dólar (ou, obviamente, puts de Dólar contra o Euro). Achamos que esse movimento ainda não está precificado.