O mercado foi surpreendido hoje com mais uma desvalorização da moeda chinesa. Após a desvalorização de quase 1,9% ontem e a promessa de ser uma única vez, o governo chinês desvalorizou o yuan em mais 1% hoje.
3% nos parece muito pouco para ter efeitos tão benéficos para a China. Não acreditamos que eles vão exportar muito mais com uma moeda 3% mais fraca. O Brasil sofreu uma desvalorização de quase 50% em menos de 2 anos – isso sim deve ajudar as exportações brasileiras, mas 3% não faria muita diferença.
Temos uma visão diferente do mercado. Acreditamos que o maior beneficiado dessa desvalorização chinesa seja o FED, que estava buscando uma desculpa boa para não subir os juros agora em setembro.
3% não serão suficientes para aumentar significativamente as exportações chinesas, mas é mais que suficiente para um Banco Central justificar a manutenção da taxa de juros nos EUA a zero por ainda mais tempo.
Vale lembrar que já temos quase 7 anos de taxa de juros zero nos EUA e continuamos acreditando que o QE4 é muito mais provável do que um aumento nessa taxa.
O ouro continua subindo nos mercados internacionais. Se uma guerra cambial realmente se iniciar, o ouro sem dúvida será um dos maiores beneficiados.