A alta dos yields dos Treasuries nos últimos dias levou a um movimento contraintuitivo: uma alta nos preços das ações. Levantamos a questão na nossa conta do Twitter: uma alta nos juros americanos não deveria levar a uma queda nos preços das ações?
Em um mercado faminto por algum retorno, talvez não, mas é improvável. Assim, esperamos uma realização nos mercados acionários americanos.
O mercado espera que o FED se posicione à frente da curva e suba os juros antes da inflação aparecer. Isso seria ruim para o ouro, sem dúvida. A pergunta que temos que nos fazer é, até quando vamos acreditar no FED? Já são 8 anos de promessas de alta nas taxas de juros com apenas uma alta até hoje. Isso mesmo, uma alta em 8 anos!!
E não devemos olhar para as taxas nominais, que certamente subirão. O importante são as taxas reais. Estamos prestando atenção nesses movimentos e escolhendo alguns bonds interessantes com duration baixo para voltar a investir.
Vale lembrar que nossas carteiras nos EUA apresentam altas de cerca de 15% esse ano, com baixo risco e uma enorme posição em cash.