Mais um número importante para nós que acompanhamos o ouro. Dados do Departamento de Censo e Estatística de Hong Kong mostraram que a importação do metal amarelo em dezembro disparou para o maior nível desde 2013.
De acordo com a Reuters, os investidores chineses estão perdendo a confiança nos mercados acionários, na moeda fraca e estão correndo para o ouro.
Em 2015, foram compradas mais de 770 toneladas de ouro, um número alto, somente ultrapassado pelo recorde de 1.108 toneladas em 2013.
As únicas informações oficiais de que dispomos sobre o fluxo do metal são as de Hong Kong, já que a China em si não divulga esses dados. Mesmo assim, estamos vendo um movimento constante de ouro por lá. Dados de exportação Suíça de ouro para a China mostram que foram embarcadas 59 toneladas do metal em dezembro, contra 16,5 toneladas um mês antes (Swiss Federal Customs Administration).
O ouro já está disparando esse ano no Brasil e no mundo. Em 2014 e 2015 o metal subiu em relação a todas as moedas, com exceção do dólar americano. Esse ano o ouro está subindo até mesmo com relação à moeda norte-americana.
Ressaltamos a importância de se ter uma posição em metais físicos, como a forma mais sólida e segura de se manter o patrimônio e como um excelente hedge contra a insanidade dos Bancos Centrais.
Para se ter uma ideia, desde a criação do FED em 1913, o dólar já perdeu 98% do seu valor frente ao ouro.
Aproveitamos para fechar esse comentário com uma frase de Voltaire (1694 – 1778) “Paper Money eventually returns to its intrinsic value – zero.”