Mais um problema para os burocratas que comandam o ECB (Banco Central Europeu). Agora, foi a vez do Commerzbank, um dos maiores bancos da Alemanha, soltar a notícia de que está considerando guardar em seus cofres bilhões de euros para evitar a taxa de juros negativa. O mais interessante é que um dos donos do Commerzbank é o governo alemão. Assim, uma medida dessas é tomada como um protesto contra o ECB, por causa das taxas de juros negativas, que impedem que a economia cresça.
Claro, como já falamos ontem, o maior problema para os gênios dos BCs é justamente o que acontecerá quando as pessoas acordarem para a taxa de juros negativa e perceberem que, com 100% de certeza, estão perdendo dinheiro. Haverá, então, uma corrida grande para o dinheiro em espécie e para os metais preciosos, dois movimentos que os BCs querem evitar.
Por isso, estão parando de produzir notas de 500 euros e já há até uma discussão sobre a proibição das notas de 100 dólares!
Vamos acompanhar como essa história se desfecha, mas se o Commerzbank realmente começar a guardar dinheiro no cofre, poderá deslanchar um movimento similar de vários outros bancos e indivíduos, o que faria com que a demanda pelo dinheiro físico disparasse – e sabemos bem que não há tanto dinheiro em espécie assim…