Hoje sai o resultado de mais uma reunião do FED que se iniciou ontem. A maioria do mercado não espera que seja anunciada uma alta na taxa de juros dos EUA, atualmente em 0.25-0.50%.
Há alguns anos, depois de ter usado todos os argumentos possíveis para evitar uma alta nos juros, o FED veio com uma frase maravilhosa: “vamos subir a taxa de juros nos baseando nos dados da economia” (tradução livre).
Nós sabíamos que o FED estava blefando e acertamos todos os calls da taxa de juros nos últimos anos.
E o que esperamos para essa reunião de hoje?
Bom, como os dados da economia estão aparentemente melhorando (destaque na palavra APARENTEMENTE), o FED está numa sinuca de bico. Se ele aumentar a taxa de juros hoje, pode haver outro derretimento nos mercados mundiais, similar ao que ocorreu em dezembro/15 e janeiro/16.
Caso o FED não suba os juros, acreditamos que ele fornecerá uma previsão forte para a economia (ele não faz isso sempre?) e praticamente selará mais um aumento na taxa de juros em junho. Dificilmente ele escapará disso.
Como é um ano de eleições, duvidamos que o FED faça mais de 2 aumentos na taxa de juros em 2016.
Mas vamos uma reunião por vez. Acreditamos que a taxa de juros deva permanecer a mesma na reunião de hoje. E que Deus nos proteja!!!