Está chegando o verão no hemisfério norte e com ele temperaturas mais altas. Assim, a desculpa do frio não funciona mais. Mas desculpas é o que não falta para o FED. Hoje, após o anúncio de manutenção das taxas de juros (amplamente esperado por quem lê esse blog e não totalmente antecipado pelo mercado), o FED listou o Brexit como principal motivo para a não subida dos juros.
Engraçado quando ouvimos alguém falar que o Brasil é o país do futuro e algumas pessoas ainda acreditarem. Pois é o mesmo com o FED e a alta da taxa de juros: não vai acontecer! Pelo menos não se depender do FED (acreditamos que o mercado imporá isso e o custo será muito maior). O mais impressionante é que Ben Bernanke e Janet Yellen conseguem manter o mercado na expectativa, dizendo que na próxima reunião vão subir, só nessa que não, por algum motivo completamente absurdo. É o que chamam de “managing expectations”. Sinceramente achamos que o mercado está pior que a famosa “mulher de malandro”.
Após o anúncio, as Bolsas americanas despencaram (realmente não sabemos de onde veio a surpresa) e o ouro disparou. Foi a sexta alta consecutiva do ouro no mercado americano, levando o metal para perto das máximas no ano.
Aproveitando o assunto, conversamos hoje com um dos maiores dealers de ouro físico do Brasil por quase uma hora e a impressão nossa foi a mesma que tivemos quando conversamos com alguns dealers nos EUA, há um mês: está começando a faltar ouro físico no mercado e o preço está se ajustando à crescente demanda. Esse mercado está cada vez mais apertado, especialmente depois dos anúncios de Druckenmiller, George Soros, Paul Singer e outros. Todos esses investidores tem uma posição muito significativa e extremamente alavancada em ouro. George Soros chegou a comprar parte da Barrick Gold (maior mineradora do metal precioso do mundo) e anunciar sua volta à ativa, depois de anos de “aposentadoria”.
Mais uma vez, gostaríamos de recomendar aos nossos investidores que mantenham uma exposição ao ouro físico. Ele não é dívida de ninguém nem pode ser fabricado com alguns cliques no computador, como é o dinheiro. Esse mercado está cada vez mais apertado e é importante comprar enquanto ainda existe estoque à disposição. Os grandes investidores já viram a oportunidade; quando o público em geral se conscientizar, será tarde demais para comprá-lo.