Glass House: Resultados 2T2024

Por Marcelo López

A Glass House divulgou seu resultado do segundo trimestre desse ano há pouco, e que resultado. Mais uma vez a empresa superou todas as metas e projeções, crescendo no mercado mais competitivo do mundo, a Califórnia.

Esse feito não deve passar despercebido pelos investidores. Crescer é importante e muito positivo, mas crescer em meio a tantas adversidades é muito melhor e revela a capacidade da empresa de entregar um bom produto a um preço competitivo, com o menor custo do mercado — em alguns casos, até abaixo dos preços praticados no mercado ilegal.

A receita cresceu mais de 20% na base anual e quase 80% no trimestre, enquanto a margem bruta foi de 53%. Várias empresas fecharam as portas na Califórnia nos últimos anos, algumas delas grandes empresas do setor, devido ao que elas chamaram de “um mercado disfuncional”. No entanto, nesse mesmo mercado disfuncional, a Glass House está entregando margem bruta superior a 50%, um feito que reforça sua posição de resiliência e eficiência.

A geração de caixa operacional também apresentou crescimento na base anual, apesar de o custo ter subido ligeiramente para US$ 148/lb. Esse aumento no custo já era antecipado, devido ao início das operações da glass house 5 (estufa número 5).

Visitei a empresa há pouco mais de um mês e a nova estufa é uma obra de arte — os vídeos estão disponíveis no canal do Telegram da L2 Capital https://t.me/+qKIMZux3tttiYmZl. A qualidade da nova estufa é tão notável, que a empresa deve fazer adaptações na estufa número 6, que já está em operação, para deixá-la mais semelhante à 5.

A marca Allswell já se consolidou entre as três principais da Califórnia e continua liderando as vendas. A estufa número 2 deve entrar em operação em breve e a empresa está estrategicamente aguardando a formalização e aprovação da Farm Bill, que deveria ter sido votada esse ano, mas que realmente deve ser votada em 2025, para começar a produção de cânhamo (hemp).

Dependendo do que estiver contido na Farm Bill, esse pode se tornar um vetor de crescimento ímpar para a empresa, já que o cânhamo pode legalmente cruzar divisas interestaduais, algo que a cannabis não pode. Isso potencialmente abriria todo o mercado americano para a Glass House. Agora, imaginem uma empresa que consegue cultivar cannabis a um custo inferior a US$ 150/lb e tem fluxo de caixa positivo ao vender por menos de US$ 700/lb, poder competir em mercados nos quais o preço de venda da cannabis é US$ 4.500/lb. E isso tudo utilizando somente 40% da sua capacidade. São contas interessantes de se fazer.

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