Janet Yellen apresentou seu ponto de vista sobre a economia norte-americana e mundial agora há pouco.
Uma das considerações dela foi sobre a implementação de taxa de juros negativa nos EUA. Sério? Taxa de juros negativa? Os EUA não estavam em um período de elevação das taxas, de acordo com a própria Yellen, há apenas um mês??
O que mudou? Na verdade, nada mudou. Simplesmente o mundo está vendo mais claramente o tamanho da encrenca que vamos ter pela frente. Por exemplo, hoje vimos um Deutsche Bank (DB) subir quase 15% com especulações de que o Banco Central Europeu (BCE) iria monetizar suas ações (monetizar é uma palavra mais chique, mas o que eles querem dizer é que o BCE vai imprimir dinheiro do nada e usá-lo para comprar ações do combalido banco).
Isso deveria ser no mínimo ilegal e criminoso! Certamente não é ético. Por que um Banco Central decide quem vai quebrar e quem não? E o fato é: todos nós pagamos o preço por isso. Não vamos entrar em detalhes aqui sobre as maquinações dos BCs, mas sobre o DB é importante frisar que esse programa de ajuda, se realmente vier a existir, não resolverá o problema – simplesmente o tornará ainda maior e delongará o processo.
Quando o colapso vier, ele será maior! Não deixaram a crise de 2000 transcorrer seu curso. Fizeram o mesmo com a de 2008, que foi muito maior. A que virá não tem precedentes na história.
Por isso, sugerimos aos nossos investidores e leitores que tenham uma pequena posição em metais preciosos (ouro e prata físicos). Além de não participarmos nessa ciranda ridícula, protegemos nosso capital contra a insanidade (vamos dizer assim) dos Bancos Centrais.