Levou pouco menos de duas semanas para o fim de mais uma novela com a Tesla – só que essa não vai passar despercebida pelo mercado. Na sexta-feira, às 11 PM, Musk acabou com essa presepada após anunciar o fim do desejo de fechar o capital da empresa, alegando que os acionistas não querem.
Mais uma mentira deslavada. Musk não está nem aí para os acionistas, seu tweet não foi para gerar valor para eles e sim para espremer os short sellers (pessoas que vendem as ações da empresa apostando em uma baixa). Pelo horário e dia do tweet, podemos ver isso claramente.
Após inúmeras mentiras a fim de manipular o preço das ações da Tesla, Musk pode facilmente se tornar o novo “Lobo de Wall Street”.
Como mencionei no meu artigo no dia em que foram anunciadas suas intenções de fechar o capital da empresa (leia aqui), ele conseguiu algo bem pior para si: aumentar as apostas contra a empresa. O downside para o short seller estava fixado em $420, ou 10% acima do preço de fechamento da ação naquele dia. Como para um short seller o prejuízo teórico pode ser ilimitado, o limite que Musk anunciou (US$420) acabava de uma vez com esse risco e deixava o caminho aberto para mais vendas a descoberto. Além do mais, no meu artigo, disse que era bem improvável que ele conseguisse fazer isso, o que reforçou a tese para apostas contrárias à empresa.
Aliás, o número 420 não apareceu por acaso. Ele é uma referência à maconha e, segundo Musk, o preço que ele queria oferecer aos acionistas era de US$419, mas achou que US$420 teria um “bom carma”. Dá pra acreditar que um CEO possa fazer isso? A empresa tem pouco mais de 170 milhões de ações. Essa brincadeirinha de pagar US$1 a mais custaria quase US$200 milhões a mais à empresa, se o tweet fosse verdadeiro.
Agora, como disse no meu tweet no sábado logo cedo, é focar no que realmente importa: a empresa tem números péssimos e estão deteriorando antes mesmo de começar a competição; segundo o formulário 10-Q da empresa, eles querem investir US$2,5 bilhões em CAPEX até o meio do ano que vem, sendo que há um vencimento de bond no valor de US$920 milhões em março (e o caixa é insuficiente); existem problemas na produção do Model 3 – segundo o Business Insider, dos 5.000 veículos produzidos na última semana de junho, 4.300 precisaram de ser reformados – e a demanda pelos outros modelos (S e X) vem caindo; por fim, os processos judiciais que vão aparecer agora pressionarão ainda mais a combalida fabricante de automóveis, incluindo o fato de ela estar sob investigação da SEC (divulgada após o famigerado tweet de Musk há quase duas semanas).
Acompanharei de perto o desenrolar dessa história com contornos dramatúrgicos dignos de Hollywood.