Estão saindo dados cada vez piores das economias mundiais. Não somente no Brasil, onde, além da crise econômica, temos a crise política, mas em todos os mercados desenvolvidos.
Hoje os Bancos Centrais de Taiwan e da Noruega cortaram as taxas de juros em seus respectivos países. Já são 40 BCs a cortar as taxas de juros esse ano, com os resultados que prevíamos: nenhuma melhora na economia, punição aos aposentados e poupadores, maior dívida e um crash maior à frente!
Como os BCs são capitaneados por pessoas muito inteligentes, às vezes me pergunto se isso tudo não é combinado…
Além do mais, praticamente todos os números vindo dos EUA, maior economia do mundo, foram desapontadores – pra dizer o mínimo. Hoje mesmo, saíram Bens Duráveis (Durable Goods Orders), Índice de Atividade Nacional do FED de Chicago (Chicago´s FED National Activity Index) e Vendas de Casas já Prontas (Existing Home Sales) – todos abaixo do esperado.
Enquanto os BCs estão tentando apagar fogo com gasolina, os investidores mais astutos estão correndo para a segurança do ouro, que está disparando lá fora e aqui no Brasil (16,5% nesse mês até agora).
Reforçamos nossa tese para os investidores terem um valor aplicado em ouro, um excelente hedge contra a insanidade dos BCs. Quando recomendamos o ouro e compramos para nossas carteiras no ano passado, ele estava a R$90/g – hoje está a R$155/g. O ideal é comprar agora, enquanto ninguém quer. Quando todos quiserem, será tarde demais.