Parecemos até um disco quebrado, mas é difícil dizer outra coisa: mais um número decepcionante da economia norte-americana, dessa vez o payroll.
O índice apresentou criação de 142mil vagas, contra uma expectativa de 201mil – ou seja, foram criados 60mil empregos a menos do que o esperado pelo mercado.
E, mais uma vez, não precisamos analisar os números com cuidado para ver que eles foram ainda piores que o apresentado: mais garçons e diaristas… Essa recuperação não deveria ser chamada somente de recuperação da economia. O nome exato deveria ser a recuperação da economia dos garçons.
Com bons empregos sendo destruídos (ver HP, Microsoft, Barclays, etc) para aumentar o lucro das empresas (via buyback shares), essa recuperação pode se tornar uma recessão bem rapidamente.
Pior ainda foi o average hourly wages, que ficou estável (zero de crescimento), contra uma expectativa de crescimento de 0,2%.
Vamos ver agora qual desculpa o FED dará para não aumentar a taxa de juros em outubro, já que a economia vai bem… O ouro já está disparando lá fora.