Saiu há pouco o PIB do 3º trimestre dos EUA e… , novamente, uma decepção.
O número esperado era de um crescimento de 1.6%, no entanto, ele veio em 1.49%. Sem levar em conta a incrível volatilidade dos números, esse foi um dos menores crescimentos do PIB dos últimos anos – pouco melhor do que o do 1º trimestre, depois de 2 “ajustes”.
O número que salta aos olhos é o crescimento dos gastos com saúde (Healthcare), graças ao programa do governo conhecido como Obamacare, que encareceu a vida de todos sem os benefícios associados.
O grande “vilão” do 3º trimestre, como esperávamos e mencionamos há alguns dias, foi o item estoques. Eles caíram 1.44%, enquanto o governo tinha a expectativa de crescimento.
Dissemos isso, inclusive, quando saiu o PIB do 2º trimestre, puxado pelos estoques. Vimos que não era sustentável e que esse número seria ajustado para baixo.
Mais uma vez, não estamos vendo recuperação na economia. Muitos investidores bem graúdos já estão se posicionando em ouro (entre eles, Stanley Druckenmiller, que investiu há alguns meses mais de US$300 milhões em ouro) esperando uma alta no preço do metal.