No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Adam, sócio da Goehring & Rozencwajg, empresa especializada em investimentos em equity ligados a recursos naturais, como minerários, energéticos e agrícolas.
Adam explica o trabalho desenvolvido pela empresa para modelar a produção de óleo de xisto nos Estados Unidos e as conclusões tiradas em relação ao nível de produtividade e qualidade de cada poço.
Rozencwajg contextualiza a guerra de preços travada por Rússia e pela Arábia Saudita e o impacto que a embate causou no mercado de petróleo. Ele traça um comparativo das forças e fraquezas que cada um dos lados tem nessa disputa, como, por exemplo, capacidade de lidar com preços baixos, ponto de equilíbrio fiscal e influência da cotação da própria moeda nos custos e lucratividade das atividades petrolíferas.
Adam comenta sobre o impacto que a pandemia de COVID-19 está tendo sobre a demanda e os estoques mundiais de petróleo até o momento e sobre a expectativa de evolução dessa situação.
Diante dos baixos preços do barril de petróleo, Rozencwajg discorre sobre a capacidade dos produtores de óleo de xisto dos EUA de resistir e continuar a produzir após uma normalização dos preços e destaca o papel e importância que o óleo americano tem para o suprimento das demandas energéticas globais.
Sobre o mercado de futuros de petróleo, Adam explica sobre o comportamento dos preços, atualmente em contango, e a possiblidade de retornarem a uma situação de backwardation.
Rozencwajg comenta sobre as discrepâncias e potenciais oportunidades nas ações de companhias do setor de petróleo e gás e sobre o que é importante levar em consideração ao analisar nomes nesse momento.
Quanto ao Gold-oil ratio, que se encontra em patamares historicamente altos e representa a razão entre o preço do ouro e o preço do barril de petróleo, Adam dá sua interpretação para o número e como ele pode ser um indicador para posicionamento em ações do setor de energia em relação as ações de produtores do metal precioso.
Outro índice, o gold-silver ratio, que é a razão entre o preço do ouro e o da prata, também em patamares historicamente altos, é analisado por Adam, que fala sobre exposição aos metais preciosos e às ações de empresas ligadas a eles.
Para finalizar, Rozencwajg discute sobre o urânio, os fundamentos do setor e a sua expectativa para o preço da commodity.