No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Brandon Munro CEO da Bannerman Resources, empresa listada na bolsa australiana de valores, a ASX, focada na exploração e desenvolvimento de minas de urânio na Namíbia. Brandon, que já participou dos Podcasts #05, #14 e #18 da L2 Capital, voltou para discutir o Russian Suspension Agreement (RSA), os waivers ao Irã e sobre o resultado do Grupo de Trabalho do Combustível Nuclear (NFWG).
Munro começa explicando o que é o Russian Suspension Agreement (RSA) de uma forma bem clara e objetiva. Em seguida, ao ser perguntado sobre uma potencial disrupção no fornecimento de combustível nuclear para os EUA devido à essa suspensão já em 2021, Brandon explica o que pode ser feito para mitigar essa situação.
Ele também discute a Declaração de Corfu, movimento similar ao RSA, só que na Europa, e seus efeitos práticos. Por meio dessa Declaração, a Rússia ficaria impossibilitada de fornecer mais de 20% da demanda de urânio enriquecido do continente europeu.
Brandon explica como é feito o controle mundial do urânio no contexto da cadeia mundial de fornecimento do combustível nuclear, já que o mesmo pode ser minerado na Austrália, convertido e enriquecido na Rússia e preparado na Suécia para entrar em um reator americano.
Brandon comenta sobre a situação no Irã, o acordo assinado pelo presidente Obama, a objeção e subsequente retirada dos EUA desse acordo, sobre os waivers concedidos a algumas empresas, a retirada recente de três desses waivers e as consequências que isso poderá acarretar.
Munro também fala sobre a finalização do relatório do Grupo de Trabalho do Combustível Nuclear (NFWG), seus principais pontos, sua divulgação no final de abril, consequências para a indústria nuclear mundial e, especificamente, para os EUA.
Por fim, Brandon e Marcelo discutem sobre Cigar Lake, mina da Cameco cuja produção foi suspensa esse ano, sobre a movimentação em Port Hope e as dificuldades que os traders estão enfrentando.