No episódio de hoje, Marcelo López conversou com Mark Nelson, diretor executivo do Radiant Energy Fund, uma organização sem fins lucrativos focada no mercado de energia.
Mark é um engenheiro nuclear que começou sua carreira trabalhando com o famoso Michael Shellenberger, autor do livro “Apocalypse Never” e grande defensor da energia nuclear como fonte de energia limpa e sustentável.
Nelson falou sobre os investimentos ESG – Environmental, social and governance, ou seja, que estão em linha com as melhores práticas referentes aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa e questionou o título de ESG que gigantes do setor, especialmente tecnologia, dizem deter. Mark explicou em detalhes como energia é um tema de grande relevância, mas que está sendo pouco estudada.
Mark também explicou a guerra cultural que está sendo travada contra a energia nuclear e seus impactos no mundo e contou como fazer para lidar com as diferenças de opinião na comunicação.
Quando perguntado sobre como as energias eólica e solar teriam supostamente ficado mais baratas nos últimos anos, enquanto pessoas que vivem em regiões onde há bastante disponibilidade desses tipos de fonte energética, acabam pagando mais pela eletricidade, Mark deu uma explicação surpreendente. Ele demonstrou que a métrica usada pelo setor é errada e enganosa (LCOE – levelized cost of energy) e deu um exemplo fantástico para fundamentar seu ponto.
Mark também falou sobre a situação na França, o movimento anti-nuclear da juventude de hoje, suas origens e como lidar com o tema. Além disso, abordou um item interessante, a taxa reversa do carbono (reverse carbon tax).
Nelson também discorreu sobre a situação alemã e o grande problema que a energia nuclear terá de enfrentar nesse país.
Por fim, Mark explicou, sob o seu ponto de vista, porque é mais fácil desenvolver projetos nucleares e construir reatores atômicos em países asiáticos do que em países ocidentais.