Morgan Stanley, IBM e o FED

Morgan Stanley e IBM reportaram hoje resultados muito abaixo do esperado pelos analistas. O terceiro trimestre está se tornando um dos piores para as empresas nos últimos anos.

As empresas continuam “investindo” seus recursos na recompra de ações, com o claro objetivo de fazer suas cotações subirem. Assim, elas emitem dívida barata (porque a taxa de juros está nas mínimas históricas) e recompram suas ações, melhorando assim, o lucro por ação (porque o denominador diminui).

O dia que a taxa de juros subir, vamos ver um efeito contrário: as empresas serão penalizadas por causa de seu alto endividamento, diminuindo assim o lucro. Nesse momento, elas serão obrigadas e se vender ações para poder pagar a dívida. Imagino como ficará o mercado quando essa ciranda terminar: os investidores vendendo ações porque elas serão descontadas a uma taxa de juros maior, as empresas vendendo ações porque têm que pagar uma alta dívida – é nessa hora que o círculo virtuoso se transforma em círculo vicioso.

Ao invés das empresas aproveitarem a dívida barata para investir em novos e mais modernos equipamentos, melhorar sua produtividade e encarar os desafios de um mercado competidor mais acirrado no futuro, os CEOs estão olhando somente até o próximo bônus, diretamente ligado ao lucro por ação.

Por essa e por outras que acreditamos que o FED não vai aumentar a taxa de juros num futuro próximo. Obviamente o problema ficará maior quanto mais tempo se passar, mas infelizmente ninguém quer que a bomba estoure no seu mandato.

O ouro é um ativo real que protege nós investidores contra a insanidade dos BCs. Ele é o único ativo que não é passivo de ninguém, ou seja, não há risco de contra-parte. Isso é muito valioso.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

PODCAST – Jesse Redmond – Cannabis

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jesse Redmond, Head de Cannabis da Water Tower Research. Jesse discutiu a situação atual do mercado de cannabis nos EUA, os possíveis gatilhos e as perspectivas de investimento. Redmond também explicou o papel que os estados desempenham neste universo, os catalisadores políticos existentes, incluindo a SAFE Banking Act, revisão de cronograma, questões relacionadas a impostos e o que esperar do memorando de Garland.

Continuar lendo

Podcast #36: Jim Grant – Global Markets

Neste episódio, Marcelo Lopez teve uma conversa muito interessante com Jim Grant, fundador e editor do Grant’s Interest Rate Observer. Jim falou sobre os muitos riscos que estão presentes nos mercados hoje, de private equity a títulos de alto rendimento. Além disso, Jim deu sua opinião sobre taxas de juros e inflação e seus possíveis impactos na economia. Ele também nos deu palestras sobre sua commodity preferida, o ouro, e falou sobre energia nuclear e urânio. Por último, mas não menos importante, ele nos deixou 3 excelentes recomendações de livros.

Continuar lendo

180º

Em setembro de 2018, escrevi um artigo para o InfoMoney intitulado “Cannabis: só doidão investe”. Nele, falava sobre a Tilray, empresa do setor de cannabis

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Austrália
North Sydney, NSW
Tratamento de dados - DPO
Bruna Massud
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.