Tesla: o fim está próximo…

Há mais de 6 meses, quando comecei mais uma posição short em Tesla, venho escrevendo sobre o assunto. E assunto é o que não falta, quando se trata dessa empresa.

Os acontecimentos dos últimos dias foram realmente bizarros e terão consequências desastrosas para o excêntrico part-time CEO e, na minha opinião, também para o Conselho da empresa.

Após o famoso tweet de Musk a respeito do fechamento de capital (escrevi sobre isso aqui), uma luz vermelha finalmente se acendeu na CVM norte-americana, a SEC, e ela começou formalmente uma investigação sobre a empresa e seu CEO em várias frentes. Essa foi realmente uma mudança de parâmetros que pode levar a fabricante de veículos ao seu fim (o que, na minha opinião, demorou).

Musk admitiu nessa semana o uso de drogas e seu ódio pelos short sellers (pessoas que, como eu, apostam na queda das ações da empresa). Talvez, após uma triste combinação dessas duas coisas, “tenha nascido” o fatídico tweet.

Musk infligiu dor em muita gente esse ano, seja Martin Tripp, Linette Lopez, os fornecedores da Tesla que estão sem receber ou o número absurdo de pessoas que confiaram nele (e nos seus tweets) e compraram ações da Tesla e agora estão perdendo as economias de uma vida.

Na entrevista dessa semana, Musk disse que está trabalhando muito na empresa – até mesmo no dia do seu aniversário, como se fosse algum mérito extraordinário trabalhar nessa data. Meu ponto é que essa é outra mentira, já que tenho provas de que ele estava passeando na Espanha – além, claro, das inúmeras horas que ele passa no Twitter, ou tentando vender pranchas de surf e lança-chamas, em vez de realmente trabalhar no que é necessário, a Tesla.

As atitudes de Musk estão extrapolando o bom-senso, mas isso era razoavelmente esperado. O caminho que ele seguiu era errado e em algum momento chegaria ao abismo. O que me choca, particularmente, é o comportamento bovino do Conselho da empresa. Como eu já disse nesse blog e também no Twitter, o Conselho também é responsável, pode e, na minha opinião, será processado.

Gostaria de terminar esse essa publicação lembrando do que escrevi no meu post sobre Tesla, no dia do fatídico tweet: “Como mencionei no último post, acho que a tese de venda a descoberto se fortaleceu. O downside, se existe, é de US$420. O upside é zero! Contudo, é importante salientar que essa não é uma recomendação e ninguém deve tomar decisões de investimento com base nesse artigo”.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios
Pesquisar
Publicações Recentes

Drill baby, drill

Recentemente, todos ouvimos falar sobre aquele que seria o “Trump trade”, em outras palavras, a aposta mais promissora no mundo dos investimentos para aproveitar de

Continuar lendo

ZIM: atualização

Por Marcelo López A empresa abordada neste texto possui alguns riscos próprios do negócio de contêineres e riscos idiossincráticos, como endividamento. Esse investimento não é

Continuar lendo

Contato

Brasil
Vila da Serra, Nova Lima - MG
CEP: 34.006-053
Tratamento de dados - DPO
dpo@l2capital.com.br
Ao enviar seus dados, você declara estar de acordo com os Termos de Política de Privacidade

Dev by

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento ao aplicar os seus recursos. A L2 Capital Partners não comercializa cotas de fundos e/ou clubes de investimento ou qualquer ativo financeiro. Conheça nossa Política de Voto.